De uns anos pra cá mudei muito minha rotina, hábitos de vida e estou cada vez mais conseguindo conciliar melhor meus papéis de mãe, esposa, mulher e profissional.
De uns anos pra cá entendi que eu preciso cuidar de mim pra cuidar melhor do outro.
De uns anos pra cá tenho usado o meu crescimento pessoal para inspirar outras pessoas a melhorarem seus hábitos e é por isso que estou aqui hoje: pra falar sobre MOTIVAÇÃO para se cuidar, sobre INSPIRAÇÃO, TEMPO E PRIORIDADES.
De uns anos pra cá aprendi que nada acontece de uma vez. Você começa, para, perde quase tudo o que conquistou, aprende, recomeça e isso faz parte do aprendizado. O que não vale é continuar na zona de conforto e não tentar melhorar. Não pode jogar tudo pro alto e achar que não tem mais jeito. E lembre-se: não estou falando de gordurinhas e corpo perfeito. Estou falando de hábitos mais saudáveis de vida.
Mas se você acha que é muito fácil pra mim falar de mudança de hábito com o privilégio hoje de não trabalhar fora, ter funcionária em casa, um corpo que só passou dos 60 e poucos quilos grávida, dêem uma olhadinha no perfil da @MusadoRole (mãe de 2, perdeu mais de 50Kg, não tem ajuda em casa), da @AnaAgostiniOficial (Mãe de 2, -40Kg sem cirurgias) e da @ProjetoSemBariatrica. Tem que querer… tem que virar a chavinha e se colocar como prioridade.
Massss.. vamos falar a verdade: quem nunca teve aquele amigo que se converteu pra outra religião, entrou pra um negócio de marketing multinível ou virou “fitness” e ficou CHATO pra caramba??
Minha intenção aqui não é ser A CHATA MOTIVACIONAL, mas vou tentar oferecer pra cada “desculpa” que damos, algumas alternativas, ok?
De acordo com o Instituto Ana Lu Masi de Pesquisa kkkkkkkk 2/3 das seguidoras no Instagram não realizam atividade física regularmente.

Qual o perfil dessas mulheres, em sua maioria?
Entre 25 e 44 anos Casadas Sem filhos, com 1 ou 2.
Porque? Será que é falta de dinheiro, incentivo, tempo, ou de tudo um pouco? Como essa pergunta foi respondida dentro das “caixinhas” do Instagram Stories, tentei tabular agrupando algumas respostas e o resultado foi mais ou menos esse:

MOTIVAÇÃO
Como puderam ver, a grande maioria respondeu que não pratica atividades físicas por falta de DISPOSIÇÃO e falta de INCENTIVO. Disparado! E seguido por TEMPO!
Como bem disseram algumas amigas, a VONTADE não vem, gente. Se formos esperar ela chegar, já era. Algumas pessoas tem ânimo de treinar, por já sentirem os benefícios (meu caso atual). Ninguém acorda cedo, no frio, com mil coisas pra serem feitas e fala: UHUULL, VOU LÁ MALHAR!…
A neurociência explica que o cérebro não entende a “necessidade” de treinar, e por isso o esforço precisa ser ainda maior, já que a vontade não vem.
Por isso pensei em dar aqui alguns motivos pelos quais vocês deveriam fazer um esforço maior e mudar esses hábitos:
- HORMONAL – são liberados vários hormônios com a prática de atividade física. Se quiser, você pode ler mais aqui. Ajuda no SONO, emagrecimento, sensação de bem-estar e LIBIDO!!! (Aposto que a maioria também quer mais libido!)
. - LIBIDO – Acho que esse tópico merece um destaque só dele. Quando você pratica atividades, além da liberação hormonal e o bem-estar provocado por essa liberação, a mudança no corpo faz com que a gente se admire mais, se ame mais, e tenha muito mais libido! A alimentação também tem papel importante aqui. Não comer o que te faz mal, pesa, estufa, faz toda a diferença.
. - DISPOSIÇÃO – A rotina com filhos (como é o caso de 2/3 das pessoas que me seguem) é muito puxada. Muitas delas não tem ajuda em casa e se vêem sobrecarregadas e sem ânimo. Posso afirmar que os exercícios vão AJUDAR demais! Eles DÃO disposição, que é algo que precisamos no dia a dia pra encarar as várias funções.
. - TEMPO PRA SI – Algumas seguidoras relataram que sentem o momento dos exercícios como uma terapia. É um momento SEU, a cabeça esvazia, não tem gritos, choro ou correria. Pra nós, é como se fosse um ralo que você abre pra não transbordar a banheira cheia de água. Uma pausa mental da sobrecarga de gerenciar uma casa, compromissos, filhos.
. - DIURÉTICO – Sim, a partir do momento que você se movimenta, a circulação melhora, ajuda a drenar e diminui possíveis edemas. Você também acaba ingerindo mais líquidos, o que também ajuda no processo.
. - INTESTINO funciona melhor – Sei que muita seguidoras tem o mesmo problema que eu tive por anos: intestino preso! Mude a alimentação (salada todo dia, menos farinhas, menos industrializados) e faça exercícios regulares e depois volte aqui pra me contar!
Como diz a amiga e nutricionista Paty Smith, #SóVai! Sem pensar.
TEMPO
Você nunca vai ter tempo pra alguma coisa que não é prioridade pra você. Nunca. Então pra todas que deram essa resposta, posso afirmar que: Você PRECISA SE COLOCAR NA AGENDA.
Aposto que entre as funções dessa mulher/mãe tem trabalho, compromissos com os filhos (escola/atividade), cuidar da casa, cozinhar. Mas e VOCÊ? Quando você vai estar entre os seus compromissos?
Recebi de uma seguidora a seguinte frase:
Aquele que não tem tempo para cuidar da própria saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da sua doença.
Vocês lembram quando eu contei que arrumei tempo pra fazer aulas de Francês às 6:30h da manhã? Foi quando eu DECIDI: Eu QUERO fazer. E aí fui olhar na agenda como eu ia fazer aquilo acontecer.
É mais ou menos isso… você precisa estudar seus horários, entender as “janelas” e anotar na agenda o seu compromisso com você mesma.
A prova disso foram alguns comentários que recebi:
- Mãe desempregada que vai à academia às 6h antes do marido sair pro trabalho:
“Comecei a mudança e foi ótima pra todos! É minha melhor terapia!”
. - Mãe e dona de casa que corre com os afazeres de manhã e caminha 30 min na praça após deixar a filha na escola, já que a grana está curta:
“Faço atividade física e terapia ao mesmo tempo. Tem me feito um bem absurdo!”
. - Mãe de 4 filhos (11anos, 8a, 4a, 2a) que quando chegou a 131Kg e se perguntou como isso foi acontecer. Decidiu não esperar o começo do ano, nem a segunda-feira: entrou na academia e procurou um nutricionista. Perdeu 38Kg:
“As tarefas de casa pra mim estavam se tornando cansativas, não tinha mais ânimo pra NADA. Decidi mudar e foi a melhor coisa que fiz na minha vida.”
. - Mãe de 3, estudante de direito à noite, acorda 5:30h pra treinar pois depois entra na rotina das crianças:
“Basta querer que paramos de procrastinar!”
. - Mãe de 2, ficou parada 4 anos e 3 meses desde que a primeira filha nasceu, voltou há 1 mês e 20 dias.
“Comecei por saúde e hoje faço muito mais por saúde MENTAL. A academia virou MEU MOMENTO, quando saio da maternidade e trabalho de casa. Vou de segunda a sexta nem que seja pra fazer 20 MINUTOS. Minha MENTE agradece. Não é só por estética, não é só por saúde, é por TUDO”
COMO GERENCIAR MELHOR SEU TEMPO?
Gostaria de já ter escrito sobre isso pra vocês, mas já falei em vídeos e nos Stories, então vou dar a dica do que me ajudou demais: Organizar a minha agenda por BLOCOS DE TEMPO. (Aprendizados que tive com a Alice da @AvessodoCaos).
Se você estabelece no seu dia horário para arrumar a casa, pra estar em trânsito, para os compromissos com hora fixa, pra trabalhar, pro lazer, você identifica buracos e janelas que podem ser melhor aproveitados, consegue agrupar compromissos e melhorar a distribuição do seu tempo, não só em função da família e filhos, mas pra você também.
Veja o post da Alice sobre o assunto no blog dela.
Espero que tenham gostado! Se faltou algo, me avisa! Pode render assunto pra um próximo post!