20 comments
DIU Mirena

Depois que contei sobre a colocação do DIU nesse post aqui, me pediram pra contar como eu passei, como me senti e como foram os dias seguintes após o DIU Mirena em relação a escapes, dores e sangramentos.

A minha ideia era fazer um post após 30 dias e outro após 45, mas na primeira data eu estava no meio de mais um escape chato e resolvi esperar pra ver como ficaria. (A colocação foi dia 3/maio)

Desde o começo minha médica disse que não poderia garantir a amenorréia (ficar sem menstruar) pois cada pessoa reage de uma forma, mas que em geral o fluxo diminui bastante e algumas mulheres param sim de menstruar. Outras no entanto continuam tendo escapes.

SINTOMAS / SANGRAMENTO APÓS DIU
  • Primeiro Dia

No dia da colocação do DIU tive um pequeno sangramento, provavelmente pelo uso do especulo. O colo sangrou bem (vermelho). Por isso é necessário levar absorvente para a saída do procedimento.
Minha médica receitou um remédio para dor mas não precisei.

  • Segundo Dia

Não tive nada.

  • Terceiro Dia

Sangramento escuro e mucoso, acompanhado de um pouco de cólicas. Nada demais.

  • Do Quarto ao nono dia

Absolutamente nada.

No nono dia fiz um ultra-som transvaginal para verificação da posição do DIU, e estava tudo certinho e no lugar correto.

  • Décimo dia (até 19º)

No dia seguinte ao US, começou um sangramento inicialmente leve.

Na mesma semana a Bruna havia tido uma virose “braba” com vômitos e febre e nesse décimo dia acordei super mal. No início achei que fosse a virose, mas acho que foi o DIU mesmo.

Amanheci um pouco enjoada, com um pouco de cólicas e dor de barriga. A tarde passei mal (vomitei até o macarrão sem graça do almoço), fiquei suuuper enjoada e abatida, não consegui me alimentar direito, senti bastante cólicas e pela primeira vez tomei remédio para melhorar o incomodo (acho que desde o parto da Clara eu não tomava remédios pra dor. No da Alice não tomei nada). (Minhas cólicas sempre foram aquelas nas costas, sabe? Perto da lombar). Como eu não enjoei nas minhas gravidezes, pedi um socorro pra médica e saí para comprar remédios. Tomei tanto para cólicas como para enjoo mais de uma vez. (Pra eu tomar remédios é porque realmente estava mal!)

Dormi durante a tarde e acordei melhor. A noite eu estava super fraca mas depois de me alimentar, fiquei recuperada.

Depois desse dia foram longos 8 dias com sangramento mais intenso do que o normal (o meu comum era 5 com fluxo médio).

  • 19º a 26º dia

No décimo nono dia diminuiu bem o fluxo e fiquei mais uma semana com aquela “borra”. (Ou seja, 17 dias com sangramento direto).

Pensei: Nossa, agora acabou né? Já veio o sangramento grande do mês. HUAHUAHUAH Não, querida. 

  • 27º a 31º dia

Sem sangramento.

  • Segundo mês em diante

Depois desses 5 dias sem sangramento vieram mais 2 dias com sangramento e cólicas leves. Dia 4/jun parou.

Dia 5 não desceu nada. Dia 6, cólicas leves e mais uma borra.

Às vezes passo a semana sem nada e depois vem mais um pouquinho de cólicas e 1, 2 ou 3 dias de escape só no final do dia.

Quando sinto um pouco de cólicas, sei que vem sangramento mais vermelho. Quando está fraquinho (borra no final do dia) quase não sinto dor. E continua nesse esquema sem padrão de descer uma borra, dia sim, dois ou três não.

Apesar de saber que durante os três primeiros meses o fluxo fica irregular e que somente com o passar do tempo da pra saber melhor como vai ser, depois desse primeiro mês comecei a me preparar mais ainda para ser desse grupo dos escapes. É assim, sem aviso prévio.

PELE

Já haviam me alertado sobre a pele ficar mais oleosa e aparecerem espinhas.

A minha pele não é oleosa e continua não estando, mas apareceu um pouco de acne na testa. (quem me acompanha no snap ‘analumasi’ me viu comentar). Eu havia acabado de ir na dermatologista e começado a usar um creme hidratante noturno com efeito anti-idade, então reduzimos o uso desse e já notei diferença, então não sei se a acne é só do creme ou do DIU, ou ambos, mas o Cleanser que uso 2x por dia ajuda a deixar a pele mais seca. (Falei dos produtos que uso no rosto diariamente aqui).

Balanço: Sim, está valendo a pena a não preocupação com o risco de engravidar de novo. E esse começo é o mais chatinho mesmo. 

Depois dos 3 meses conto mais!

Para acessar o site americano no Mirena, clique aqui.

Bjos

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.