2 comments

A espera pelo bebê está chegando ao fim. Com 37 semanas o bebê não é mais considerado prematuro caso ele resolva nascer.

A termo

Completamos 37 semanas na última terça-feira. Hoje estamos com 37 semanas e 3 dias. Teoricamente a partir dessa semana ela já poderia nascer a qualquer momento e estaria pronta. Para as ansiosas de plantão, segura a onda ai! Lembrem que a gravidez pode chegar até a 42 semanas. Como eu brinquei outro dia, o “nono” mês é o mais longo da gravidez pois pode levar de 2 a 7 semanas, já que ele começa na 36ª semana.  Precisamos estar preparadas para esperar, né? Meu marido não quer esperar muito pois tem um pouco de receio então se não nascer até lá pelo dia 28 (minha DPP), na 41a semana faremos uma indução mecânica através do descolamento de membranas. (Nada de ocitocina artificial, pelamor!)

Diabetes Gestacional

Já falei aqui que tive diagnóstico de Diabetes Gestacional com 33 semanas (demorei um pouco para fazer o exame), então tive que controlar a boca nervosa. Descobri também que controlando a gula eu consigo comer muito melhor do que estava comendo e me privando de tudo. Usei o glicosímetro para fazer alguns testes e comer tranquila a minha Manga com chia de manhã + Sanduíche de pão integral.

Fome e Peso

Incrivelmente nessa gravidez eu tive muito menos fome do que nas outras, principalmente na primeira. Na da Bruna eu engordei 10Kg, na da Clara quase 9Kg e dessa vez estou chegando nos 7Kg só agora. Controlei o impulso um pouco mais, não me acabei de comer doces e também estive mais ocupada. Esse controle no final da gestação por causa das diabetes também fez com que eu emagrecesse um pouco, mas a Alice está crescendo forte e saudável, dentro do esperado. Aqui as minhas filhotas não são grandes e já sabendo disso, não precisei me preocupar com o peso abaixo do esperado. No US de 33 semanas ela estava no Percentil 25 de peso. A Bruna nasceu cm 2,590Kg e a Clara 2,575Kg. Aposto em algo próximo disso para a minha terceirinha. Apesar do meu peso, na última consulta a médica achou que ela cresceu. Em pouco mais de uma semana a altura uterina aumentou e minha baixinha já me incomoda quando sento.

Azia

A Azia está cada vez mais forte e varia muito de acordo com o que eu como. Às vezes dependendo da posição que eu deito melhora bastante. Ainda consigo dormir bem, só acordo para ir ao banheiro, mas muitas mulheres nessa fase já não conseguem dormir bem.

Enxoval e quarto

O papel de parede do quarto da Alice será instalado hoje (video). O kit do quarto (kit berço, cortina, capa da almofada e trocador que contei aqui) ainda não estão prontos, mas dentro do prazo. Eu deixei algumas coisinhas pra fechar de última hora como alguns de vocês sabem.

Lembrancinhas

Apesar de ter decidido em cima da hora terei pirulitos de chocolate e aromatizador de ambiente.
Para que as lembrancinhas saíssem tive ajuda de algumas amigas. Uma comprou os vidrinhos, outra me indicou a empresa de perfumes, e outra me deu as etiquetas. Depois mostro toda a montagem aqui direitinho!

Expectativas durante a gravidez

A primeira gravidez é muito mais “preocupante”. A gente fica tensa no primeiro trimestre, acompanha cada Ultra-som e ganho de peso e sente um alívio gigante conforme o bebê cresce. Na segunda eu já estava mais tranquila e agora na terceira então nem se fala. Não faço ultra-som todo mês sem necessidade, somente conforme o médico(a) solicita. Ela está bem, se mexe bastante e o coração é auscultado a cada consulta, que já é semanal. Na semana que vem teremos um Ultra-som (Se ela não chegar antes de 38s e 3d) a pedido do meu marido, que não pode estar presente em muitos nessa gravidez.

Com 37 semanas de gravidez o pulmão também já está formado. O bebê começa a perder o lanugo (uma espécie de penugem) e o vernix caseoso (uma camada de proteção da pele do bebê). O bebê vai comendo isso através do líquido e forma seu primeiro cocô, o mecônio. Por isso, quanto mais tardio é o nascimento, menor a chance de o bebê estar todo coberto de vernix (branquinho).

Parto

Como já falei muito aqui e nas minhas redes sociais (@analumasi), estou em busca de uma nova experiência nesse parto. Depois de uma cesárea agendada e um parto normal hospitalar com algumas intervenções, busco um parto humanizado.
Não importa se o parto humanizado é no hospital ou domiciliar, se é natural, se tem analgesia ou se acaba em cesária intra-parto. Ele é diferente porque respeita o tempo do bebê e da mãe, é mais acolhedor e dispensa alguns procedimentos padrões que alguns profissionais e instituições colocam como regra sem avaliar cada indivíduo.

Estou muito confiante e feliz com a minha escolha e com a equipe.

Quem não me acompanha ainda no Instagram vai lá @analumasi e no facebook.com/lookbebe. Com certeza as notícias sobre o Trabalho de parto e nascimento da Alice chegarão lá primeiro.

Bjossss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.