3 comments

Cada vez que eu faço um ultra-som fico boba de ver como as meninas crescem igual na minha barriga. Muitas pessoas falam que cada gestação e cada filho são únicos, mas aqui elas tem o biotipo muito parecidos.

Na primeira gestação fui “apavorada” pela médica que dizia que ela não estava ganhando peso e com isso marcamos a cesárea para 39 semanas. O doppler? Estava normal! A Placenta? Normal. Batimentos? Normal. Mas a médica do ultra-som disse que não teria porque esperar, que era melhor deixar ela ganhar peso fora da barriga. Vocês devem imaginar o quanto eu chorei nesse dia com medo da minha filha não ficar bem. O líquido nesse ultimo ultra-som com 37 semanas estava perto do limite mínimo (ILA = 82mm) e minha médica pediu para que eu parasse de trabalhar 3 dias antes do “combinado” – que era quando eu completasse 38 semanas – e fizesse um pouco de repouso para recuperar. Na semana seguinte fui ao hospital 2x monitorar com o cardiotoco e fazer mais um US.

Fiz o repouso esses 10 dias e ela nasceu linda e corada com Apgar 9 e 10, por cesariana no dia em que eu completei 39 semanas com 2,590g e 46,5cm.

A Clara não quis ser diferente, mas eu já sabia dessa vez que tinha filhas pequenas e a estimativa de peso “abaixo da média da curva” não me impressionava mais. Pois ela veio com quase o mesmo tempo da Bruna: 38 semanas e 6 dias, de parto normal. Bem no final do dia. Nasceu também corada e com apgar 9 e 10, pesando 2,575g e medindo 47,5cm.

Pouca semelhança? Bebês idênticos com uma diferença de 2 anos e 2 meses.

Agora na gravidez da Alice fiz bem menos ultra-sons… sabia que estava tudo bem e que não precisava de mais do que os morfológicos e algum no intervalo mais por vontade do que por necessidade. Depois da metade da gravidez fiz com 22, 29, 33 e 38 semanas. A estimativa de Idade gestacional sempre fica um pouco menor. O de 33 semanas fiz para me certificar de que ela tinha virado, pois como contei aqui, com 29 semanas ela estava pélvica. Vi também nesse exame que ela fica no Percentil 25 da curva de peso, mas como disse anteriormente isso não me assusta pois sabemos que é uma característica minha e das minhas filhas.

O de hoje (38 semanas e 3 dias) foi só de curiosidade mesmo, já que ela está sendo auscultada semanalmente no consultório da médica, continua crescendo e estamos bem. Líquido normal (ILA=130mm), batimentos idem (140bpm). Estimativa de peso praticamente igual a das meninas considerando que estou com 1 semana a mais. Peguei os exames antigos e fiz uma tabelinha. Dá até pra confundir qual é de quem. hehe

Lembrando: ultra-som não é balança. Eles estimam um erro para mais ou para menos de cerca de 10% e aqui em casa sempre foi “pra mais”. 

estimativa de peso bebe ultrasom

Hoje pela primeira vez vi os cabelinhos dela “voando” no Ultra-som. Engraçado que outro dia eu estava me queixando disso. Nos exames de pré-natal da Bruna eles eram mais atenciosos e mostravam detalhes, e nessa gravidez a maioria dos exames que eu fiz eram só “medir, medir, e tá tudo bem”.

Fiquei feliz de saber que a minha terceira cabeludinha está prontinha. Coração, pulmão, rins, líquido normais. O fêmur está medindo 6cm e com isso estimativa de tamanho é de 46cm. Não tenho dúvidas de que se ela nascer perto das 39 semanas como as irmãs vai ter o peso muito parecido, mas só ela sabe quando vai estar pronta. Estamos dispostos a esperar pelo menos entre 40 e 41 semanas e ai tentar fazer o descolamento de membranas (uma indução mecânica que só evolui para trabalho de parto se realmente for a hora).

Quanto ao rostinho, precisamos conter a curiosidade. Ela se nega a mostrar. Eu bem que gostaria de colocar uma foto do ultra-som mas foi impossível ver alguma coisa além do nariz dela afinal já está bem apertadinho né?

Lembram que eu comentei no comecinho da gestação que a data da ultima menstruação (DUM) não batia com o ultra-som e concluímos que tive uma ovulação tardia? Se a data estivesse certa, hoje eu completaria 40 semanas. A vantagem de ter feito o ultra-som logo é que pudemos corrigir essa data provável do parto (DPP).  Se eu tivesse feito uma cesariana com 39 semanas da DUM, ela provavelmente não estaria pronta e poderia entrar na estatística de bebês que tem complicações respiratórias (120 vezes mais comum na cesárea). Por isso é importante respeitar o tempo do bebê nascer.

Próximo post? Lembrancinhas que fiz para a chegada da Alice! Aguardem!

Bjossss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.