EEEEE Hoje completamos 24 semanas de gravidez!!! Vocês lembram o que acontece nessa fase?

Estamos chegando na metade do sexto mês. Isso significa que em 3 meses e meio ela já chega. Meu Deussssss!! Passa muito rápido!

Desde as 20 semanas minha barriga tem crescido bastante e eu tenho ganho mais peso (o que não tinha acontecido até então). Também tenho mais vontade de comer doces (e de acordo com o Babycenter, “o bebê pode até estar desenvolvendo um fraco por doces. As papilas gustativas estão se formando e esse gosto pelo doce faz parte do processo.”

Quanto mais vontade de doces, maior o perigo de desenvolver uma diabetes gestacional, então fiquem atentas e não “comam por 2”. Evitem doces todos os dias. Na gravidez da Clara eu perdi o controle e fiquei um intolerância a glicose (mesmo ganhando 9Kg a gravidez toda e ela sendo magrinha). Leia mais aqui.

Também sinto um pouco de coceira na barriga e evito coçar com as unhas. Tenho usado o creme anti-estrias diariamente, torcendo para que não apareça nenhuma.

Médico, parto e afins

Tomada a decisão de ficar mesmo com a médica humanizada de SP (há 2 meses eu não sabia bem se seguiria com ela ou com o médico da gestação anterior), fomos na segunda consulta.
Pela primeira vez meu marido foi nela. Fiquei mega envergonhada com tantas perguntas e questionamentos, mas ela entendeu o lado dele (de estar inseguro, querer mais informações) e me disse que é bom que ele se interessa e é preocupado.

Ela é super realista e foi bem clara: Não pode prometer um parto na água ou de um jeito específico; não pode assegurar que a sala de parto normal estará livre e que não podemos criar essa expectativa, mas que estará lá para fazer o possível para que tudo corra bem e eu esteja bem assistida e que riscos existem em qualquer situação (na cesárea o risco é maior).

Estamos há 3 meses e meio morando em Campinas e como já contei em outro post, resolvemos ir mesmo pra São Paulo para ter a Alice lá, onde temos familiares. Pode ser que eu passe alguns dias em SP no final da gestação mas ainda não sabemos.

Eu recebi uma indicação de um médico humanizado em Campinas e também vou passar em consulta com ele para ter um plano B. Nunca se sabe como vai ser no dia, se vamos ter um trabalho de parto super rápido ou se estradas estarão livres.

Ultrasom e desenvolvimento do bebê

Há 2 semanas fiz meu Ultrasom Morfológico do segundo trimestre e graças a Deus está tudo dentro do esperado com a Alice!
O tempo de gestação bateu exatamente com o do primeiro ultrasom (a idade gestacional foi corrigida no início da gravidez pois tive uma ovulação tardia e não batia com o tempo da DUM, leia mais aqui).

IMG_2568

Minha baixinha estava com 22 semanas, 148bpm, peso estimado de 524g e não parava se mexer e esticar as pernas. Placenta posterior com 17mm de espessura, líquido em quantidade normal, colo com 43mm; ou seja, tudo perfeito Graças a Deus.

Com 22 semanas de gravidez (terceira)
Com 22 semanas de gravidez (terceira)

Anemia, vitaminas e alimentação

Contei aqui no post das 22 semanas sobre a minha anemia. Fiz outro hemograma e os níveis de Hemoglobina e o hematócrito subiram um pouco. Mesmo assim, a médica pediu que eu dobrasse a quantidade de Combiron (além das vitaminas), me alimentasse bem com folhas verdes, carnes e evitasse qualquer laticínio no almoço e jantar.

Como o cálcio atrapalha a absorção do Ferro, ela pediu que os laticínios fossem concentrados no café da manhã, e o combiron com almoço e jantar, acompanhado de frutas cítricas (que ajuda na absorção do ferro).

Ela se mostrou preocupada em melhorar o hemograma, pois com a evolução da gravidez (principalmente depois do segundo trimestre) ocorre uma hemodiluição natural  por conta do aumento do volume sanguíneo total (aumenta de 40 a 50%), e a tendência é que a anemia fique ainda pior no final da gravidez, próximo do parto.

Intestino preso

Há algumas semanas venho sofrendo bastante com o intestino preso mas apesar de saber que precisava comer mais frutas e beber mais água, não estava acontecendo.

Troquei o sucrilhos que eu comia eventualmente no iogurte/bebida láctea por granola, comecei a beber mais água, diminui a quantidade de pão no café da manhã  e lanche da tarde e aumentei a de frutas. Senti uma melhora grande nos últimos dias.

 

Inchaço, água e drenagem

Exagerei nas azeitonas e bacalhau no domingo de Páscoa e fiquei super inchada. Só percebi quando sentei para trabalhar com as pernas cruzadas e quando vi meus dedos estavam marcados na panturrilha!

Inchaço na gravidez após a páscoa
Inchaço na gravidez após a páscoa

Tomei muita água, segui algumas orientações da Doula e Fisioterapeuta e já estou bem melhor. Amanhã farei minha drenagem linfática semanal. Depois faço um post só sobre como controlar e diminuir o inchaço.

Ontem meu peso estava 3,4Kg acima, mas me pesei novamente hoje e deu 2,8Kg. Estou considerando 3Kg ganhos até agora.

Enxoval

Todas as semanas eu penso em parto, mas nem toda em enxoval. Ainda tenho muita coisa das meninas, então não posso sair comprando um monte de coisas sem fazer uma bela revisão por aqui.

Estamos de casa “nova” (há 3 meses) e ainda não temos os armários (fechei mês passado!!! Até o início de maio terei tudo instalado!!!). Tenho muitas coisas em caixas e malas, então preciso esperar esses armários para ai sim ver o que tenho e o que falta.

Como o marido tem viagem programada para abril, maio e junho, o enxoval não será feito todo de uma vez. Vamos comprar algumas coisas aos poucos e vou mostrando pra vocês.

O bebê-conforto que serve de carrinho para saídas rápidas e práticas já foi escolhido! É o Doona. veja o post aqui. Vai ser de grande ajuda na hora de buscar as crianças na escola não ter que tirar e colocar no cinto.

Bommmm, pessoal. É isso!!! Olha ai a barriguinha (quando estou sem gases, sem inchaço e intestino funcionando… Pq senão fico com 7 meses… heheheh)

24 semanas de gravidez

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.