Existe um medo comum nas mães de recém-nascido: se atrapalhar e afogar o bebê na banheira. Eu mesma achava que não era capaz de dar um banho na minha filha, mas brinco que “sofri” uma atualização de software no parto e todos os medos e receios foram embora com a placenta (e olha que a primeira foi cesárea… rsrs).

Meses antes de a Bruna nascer eu mal conseguia segurar a bebê de uma amiga no colo. No curso de pais grávidos, falava que não daria conta de dar banho e dizia para o meu marido aprender tudo direitinho. Mas, na maternidade, foi só a enfermeira chegar no quarto para ensinar que eu já fui toda feliz fazer.

Quando não se tem filhos ou mesmo quando ainda se está grávida, é super comum esse tipo de medo. E ele nem sempre desaparece ao longo das semanas. Já vi mães que começaram a dar banho no bebê só depois que ele já tinha alguns meses, quando já estava mais “durinho”. Na minha casa, o primeiro banho da Bruna quem deu foi a minha sogra. Ela estava doida para fazer isso e eu fiz questão. Preparamos tudo e, quando coloquei a Bruna na água, adivinha?! Ela fez um megaaaaa cocô! Conclusão: tira a criança correndo, enrola, troca a água, entrega pra sogra e pede: “Vai, dá o banho rápido aí por favor!” Hahaha

Para vocês não sofrerem muito nas primeiras tentativas, preparei 10 passos para um banho de sucesso! Vamos lá?

  1. O melhor momento para dar banho é quando você estiver descansada, para que possa curtir o momento. Se estiver muito frio, vale fazer no período mais quente do dia, por volta das 12h. Também funciona dar banho antes do bebê dormir, para que ele tenha um sono tranquilo – e assim você espera o papai chegar do trabalho. Se for dar o banho antes da mamada, prepare-se para o berreiro de um bebê faminto. Se for dar depois, cuidado com surpresinhas na água. Rsrs
  1. Você pode dar banho no banheiro ou no quarto. O importante é ficar em uma posição confortável e fechar todas as janelas e portas do ambiente. Sabe aquela corrente de ar que as avós tanto falam? Elas existem! 
  1. Deixe todos os produtos de banho e limpeza à mão. Sabonete líquido e/ou shampoo, cotonetes, algodão, álcool 70% (se ainda usar no umbigo). Na hora de escolher os produtos, pense na praticidade. Você vai estar com um bebê molinho, liso e molhado nos braços. Por isso, melhor não complicar. Sempre preferi usar xampus do tipo “da cabeça aos pés”, pois um produto só já resolve o problema. O lançamento de sabonete em espuma da Huggies para Recém Nascidos é excelente, pois a fórmula é delicada e a embalagem é do tipo Pump – infinitamente mais fácil de aplicar!!!
  1. Separe todas as peças de troca necessárias para vestir o bebê: fraldas, pomada (se usar), body, meias, e a roupinha. Não adianta um banho gostoso com janelas fechadas e depois a criança ficar sem roupa né?!
  1. Prepare a toalha e a deixe próxima à banheira. Também coloque uma fraldinha dentro da toalha felpuda e a use primeiro na secagem. E mais uma dica de quem já passou isso: no lugar onde você costuma dar banho, sempre deixe uma toalha extra. Isso porque um dia você pode estar sozinha em casa e esquecer a que vai usar na cama ou o trocador. Falo por experiência própria, tá? Rsrs. 
  1. Prepare a água do banho a 36°/37° C. Para ver se a temperatura está boa, coloque uma região de pele mais fina e limpa na água (como o antebraço próximo ao cotovelo) e veja se está agradável.
  2. Apoie o bebê da maneira que se sentir mais segura(o), mas sempre dando firmeza no pescoço e cabeça. Eles não gostam de ficar soltos. Uma dica é apoiar as costas/pescoço no antebraço/pulso, segurar o bracinho com a mesma mão, e se o bebê estiver agitado, basta escorregar um pouco o braço e dar o dedo para que ele segure. Mais ou menos assim:

 como apoiar o bebê no banho

  1. Para virar o bebê e lavar as costas e bumbum, posicione o rosto de lado com o peito do bebê apoiado no antebraço. Fique atento ao rosto e ao volume de água.

 banho bebe costas

  1. Quando o banho terminar, coloque a toalha em uma superfície macia, apoie no próprio corpo ou entregue o bebê à outra pessoa que aguarda com a toalha. Quando estamos sozinhos, eu acho mais prático segurar a toalha com o queixo e enrolar o bebê em contato com o meu corpo.
  2. Se mantenha calma, converse com o bebê, dê segurança e apoio. Teste novas posições que o bebê se sinta seguro. Prepare um ritual para o banho e tudo ocorrerá bem.


Uma música pode ajudar. Confira o vídeo da Glênia contando que ela e as avós ficaram com medo e tiraram o papai Felipe do trabalho para dar o primeiro banho na pequena Beatriz.

 [youtube]http://youtu.be/HzZaogbSbTs[/youtube]

Vocês podem conhecer mais vídeos como esses no YouTube da Huggies. Conheça abaixo a nova linha de produtos Huggies Recém Nascido, desenvolvida especialmente para a pele sensível do bebê.

Huggins Linha Recém-nascido

  • Sabonete em espuma: Status: completamente apaixonada.Como falei lá em cima, sempre preferi esses sabonetes de corpo inteiro e o único que eu conhecia em espuma era importado e caríssimo. Agora que a Huggies tem, super recomendo. É prático e fácil de aplicar com uma só mão (sistema pump), seguro para ser aplicado direto no bebê e não cai em excesso. 
  • Toalhas umedecidas: com 98% de água em sua fórmula hipoalergênica, essa toalhinha não possui perfume. Demais!
  • Fraldas: Possuem uma cobertura externa com toque mais macio, tecnologia respirável e fecho ajustável abre e fecha.

E ai, gostaram das dicas???

Então curte aí e chama as amigas! 

Bjinhos

Aninha

Esse post recebeu incentivo de uma empresa que acredita no LookBebê e que nós confiamos.

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.