A notícia da terceira gravidez quando os filhos são menores de 4 anos cai como uma bomba. E agora? Cabe no carro? Quais cadeirinhas cabem? Como fazer caber?

Como falei no post Transportando as crianças com segurança, a partir dos 4 anos (e pelo menos 15Kg) a criança já pode usar o booster (ou assento de elevação) então quando descobri que estava grávida da Alice, resolvi fazer uma “dança das cadeiras” aqui em casa e ao invés de comprar um bebê-conforto novo (já que depois da Clara trocar de cadeira eu vendi meu Maxi-cosi), compramos o assento de elevação para a Bru.

Esse assento só pode ser utilizado com o cinto de 3 pontas, mas como no meu carro tem esse tipo de cinto no assento do meio, consegui colocar a irmã mais velha no meio para auxiliar as menores. Preferi assim também porque a base das outras cadeiras é mais larga e o assento do meio mais estreito e achei que ficaria meio “bamba”.

A cadeira da Clara passou para a Alice, já que a Chicco NextFit pode ser usada desde bebê (a partir de 2,2Kg, ou 5 pounds), até aproximadamente 30Kg. Eu amooooo essa cadeira. Tem 9 posições de recline, e de uma cadeira confortável de bebê se transforma em uma grande. Dá pra ver nessa foto que postei 1 ano atrás quando fui lavar. (custa aproximadamente 300 dólares nos EUA). Essa cadeira tem o “LATCH”, um cinto fixo na cadeirinha que prende direto no chassis de alguns carros, mas também dá pra prender com o cinto normal do carro nos que não tem.

A da Bru passou para a Lala. É a Safety 1st Summit. Mais baratinha, custou cerca de 90 dólares, mas tem aquele velho problema do pescoço “cair” e ficar desajeitado. Essa cadeira também tem o Top Tether, mas eu só descobri recentemente como instalava o tal gancho (só é possível em carros preparados mas em breve todos serão. Explico abaixo).

LATCH

LATCH: Lower Anchors and Tethers for Children

A Bru por sua vez ganhou um booster da Peg-Pérego. Comprei na Alô Bebê e custou 90 reais.
Mas pra caber não foi simples. Fica bemmmm justo e preciso ajeitar a base da cadeira um pouco pra fora do banco porque a Summit tem a base bem larga.

Para que sirva de comparação, o espaço entre as portas traseiras da HR-V é de 1,26m na menor parte e 1,27m onde ficam os braços das cadeiras. (foto)
Na teoria as cadeiras não caberiam, visto que tem de largura aproximadamente 51cm (Safety 1St), 41cm (booster) e 54cm (Chicco Nextfit), mas como ficam bem encaixadas, coube.

Veículos no Brasil

A HR-V é um dos carros que possui sistema de fixação de cadeirinha de bebê na base do assento traseiro com ancoragem na parte superior, ou seja, vem preparado para usar cadeirinhas com sistema LATCH ou com sistema IsoFix, permitindo uma fixação mais rápida e segura da cadeira no carro. O problema é que no Brasil ainda temos dificuldade de encontrar cadeirinhas com sistemas de fácil fixação e que garantem maior segurança, e na maioria dos acidentes envolvendo crianças, as cadeiras não estão fixadas corretamente.

Desde 2002 os carros nos EUA são obrigados a ter esse sistema (info da NHTSA) mas no Brasil ainda são poucos os carros com esse sistema. Geralmente os importados e maiores tem, mas isso muda em breve.

De acordo com essa matéria, o sistema de fixação de cadeirinhas Isofix será obrigatório em todos os veículos no Brasil frutos de projetos novos a partir de 2018 e nos modelos zero-quilômetro oriundos de projetos já existentes dois anos depois. O Contran exige que o veículo tenha 3 pontos de ancoragem: um superior e dois inferiores, em pelo menos um dos assentos traseiros. 

Agora precisamos também ter acesso às cadeiras com IsoFix e Latch por aqui né? (As minhas comprei nos EUA).

Bom, chega de texto! Vejam abaixo o vídeo das três cadeirinhas sendo colocadas no carro.

Nesse vídeo prendi a cadeira da Clara pelo cinto normal e depois puxei o gancho para a trava (âncora) do porta-malas, mas poderia ser somente com ganchos inferiores e superior.

Também fixei a Burigotto Matrix Evolution (cadeira do meu sobrinho) no lugar da cadeira da Clara (é mais estreita), e tem uma folga maior.

Bjossss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.