Oiii queridos e queridassssss

Td bem??

Já escrevi pra vocês sobre amamentação algumas vezes, mas recebi esse material da Mamare e está tão bem explicadinho que resolvi postar aqui pra vocês.

No infográfico fala sobre a formação do leite materno, composição dele e posições para amamentar. Abaixo, coloquei o texto que também mandaram sobre as dificuldades e dicas para a amamentação. 

Infográfico Mamare

Dificuldades na amamentação

Esse é um tema importante e delicado; no entanto, a situação é mais comum do que se imagina. Ainda no hospital, a mãe conta com a ajuda das enfermeiras na hora da amamentação. Quando volta para casa, ela pode se deparar com algumas dificuldades e acreditar que não conseguirá amamentar seu filho sozinha. Estima-se que cerca de 70% das mulheres têm dificuldade na amamentação, por isso não se desespere.

Algumas dicas:
– Escolha um local tranqüilo e confortável para amamentar;
– Cuide do bico dos seios: higienização e roupas adequadas ajudam a evitar rachaduras e outros problemas; – Aprenda a pega   correta (VEJA POST): quando o bebê pega boa parte da auréola, e não apenas o bico do seio, o leite sai mais tranquilamente e a mãe não sente dor;

– Enquanto o bebê estiver dormindo, tente descansar ou fazer algo que você gosta. Assim, na hora de

amamentar, você estará mais relaxada.

Mesmo tomando todos esses cuidados, é possível que ocorram algumas complicações, como:

– Seios empedrados: o leite do alvéolo mamário não drena e bloqueia alguns canais, formando uma “pedra” na mama;

– Ingurgitamento mamário: resulta do aumento da vascularização e da congestão vascular das mamas, com acúmulo de leite. As mamas aumentam de volume, ficam doloridas, quentes e vermelhas, e a mãe pode apresentar febre;

– Mastite: inflamação da mama, causada por bactérias que residem no organismo do bebê. Acontece quando a mãe apresenta fissuras nos mamilos e se caracteriza por mal-estar e inchaço da mama, podendo ser acompanhada de febre.

– Insuficiência de leite (hipogalactia): é quando as mães acham que tem pouco leite ou seu leite é “fraco”. Normalmente, está relacionada à ansiedade e insegurança da mãe. É necessário avaliar com o médico se a criança realmente necessitará o reforço de outro leite.

Por isso, é fundamental que a mãe realize o acompanhamento periódico com um médico de sua confiança, para que ele possa auxiliá-la nessas e outras questões.

AMAMENTAR É UM ATO DE AMOR, E É MUITOOOOO GOSTOSO. Para enfrentar as dificuldades, meio passo é estar preparado para elas. Falei de alguns inconvenientes no post: O que não contaram sobre a amamentação.

Tem também dicas de Produtos que ajudam na amamentação.

Para quem quiser DOAR LEITE MATERNO, veja o post Sobre a doação de leite materno.

Minhas filhotas nunca precisaram de complemento, graças à Deus. Tranquilidade é mesmo muito importante. Quanto mais informação, melhor! 

Bjosssss

Sobre Aninha

Mãe de um trio de meninas: Bruna (6), Clara (4) e Alice (2). Dedico meu tempo à minha família e ao LookBebê. Antenada, adoro redes sociais e tecnologia e mais ainda, compartilhar conhecimento e informações sobre a maternidade. Sou (fui) Biomédica, pós-graduada em Engenharia Biomédica, mas optei por mergulhar de cabeça na maternidade.